A assessoria de imprensa é uma das melhores formas de construir uma imagem forte e de reputar uma empresa ou organização perante o seu público.
Destacamos 7 áreas de intervenção de um assessor de imprensa ou agência de comunicação indispensáveis para uma Comunicação Empresarial eficaz, coerente, transparente e com notoriedade.
#1 Plano Estratégico
É fundamental a elaboração de um plano de trabalho que, para além da estratégia de comunicação, inclui quais serão os meios de comunicação alvo e qual será a linha editorial dos conteúdos divulgados para a imprensa.
#2 Reputação
A assessoria de imprensa escreve press-releases sobre as a actividade da empresa a vários níveis - negócio, novidades internas, actividades externas - e divulga-os para os jornalistas. A empresa ganha reputação com a exposição e a credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que é comprado e representa um custo para a empresa.
#3 Follow up
Para assegurar que os press-releases enviados para os Média foram recebidos e aumentar a probabilidade de que o comunicado seja divulgado, o assessor de imprensa deve ligar para os jornalistas e editores e apresentar, de forma mais directa e pessoal, a matéria a comunicar.
#4 Clipping
No clipping é produzido um relatório diário com tudo o que saiu na imprensa (jornais, rádio e televisão) sobre a empresa, organização ou pessoa assessorada, além de uma análise qualitativa e quantitativa com cada notícia veiculada.
#5 Mediador
A empresa pode ser notícia por diversos motivos. O assessor de imprensa tem os seus critérios de noticiabilidade para decidir o que deve ou não ser veiculado. Num entrevista, o assessor assume o papel de interlocutor, às vezes de porta-voz e conduz o contacto entre jornalista e porta-voz entrevistado.
#6 Media Training
O profissional da empresa assessorada pode ser entrevistado por escrito, por telefone ou presencialmente. Desta forma, o assessor de imprensa é responsável por treinar os porta-vozes da empresa com o objectivo de prepará-los para a incerteza e risco de pressão destas ocasiões.
#7 Gestão de Crise
Cabe aos profissionais da assessoria de imprensa elaborar um plano de comunicação para momentos de crise. Adoptar o tom errado perante o público pode prejudicar ainda mais a situação. Além disso, o profissional (assessor) sabe lidar com a exposição, podendo até mesmo reverter a situação com informações positivas sobre a empresa.