São diversas as razões que levam um profissional a realizar Media Training. Destaca-se neste contexto a necessidade de estar preparado para qualquer situação onde os órgãos de comunicação social estejam presentes.
Seguem-se cinco razões pelas quais é importante estar preparado para falar com jornalistas:
#1 Diferentes abordagens, questões improváveis
Os porta-vozes (executivos, gestores, políticos, artistas, etc.) são treinados para enfrentar situações de maior pressão com a participação de jornalistas, permitindo que o treino os capacite para diferentes abordagens e questões, até as mais improváveis.
#2 A importância das Key messages
São as mensagens-chave estratégicas que orientam uma determinada organização ou empresa. Os porta-vozes devem estar sempre alinhados com elas quando forem comunicar algo em nome da empresa.
#3 Situações de crise
Acontecem em todas as áreas e as empresas não devem esperar que aconteça uma repercussão negativa para procurar um profissional que faça a gestão dessa crise. Numa situação de crise, os porta-vozes devem estar preparados para controlar e contornar de forma eficaz a comunicação com os jornalistas.
#4 Verbal, Gestual e Não-Verbal
Além de funcionar como um curso de oratória, instruindo o que deve ser dito e de que forma, o Media Training orienta sobre postura corporal, gestual e não-verbal. Todos estes elementos, conjugados, fazem grande diferença na hora de enfrentar a Comunicação Social.
#5 Boa relação com os Média
Ao entenderem como funcionam os Média, os porta-vozes compreendem melhor as estratégias de relacionamento com jornalistas. Para uma comunicação eficaz é fundamental, não só, saber o objectivo da comunicação, mas também, estar preparado para os Media, adequar o discurso público e ser uma referência no diálogo mediático.